em até 5x sem juros de
O queijo de ovelha é um alimento altamente nutritivo, elaborado com leite de ovelha que por sua vez é rico em proteínas, minerais e vitaminas.
O leite de ovelha possui um sabor levemente adocicado, suave e de uma cremosidade única para o paladar. Na Casa da Ovelha, utilizamos o leite de tipo A, que oferece uma série de benefícios nutricionais à saúde.
Benefícios do Queijo de Ovelha
Todos os queijos produzidos aqui na Casa da Ovelha são elaborados exclusivamente com leite de ovelha. Este por sua vez apresenta um teor de proteínas muito superior, se comparado a outros tipos de leite.
Além disso, possui glóbulos de gordura menores que facilitam o processo de digestão do organismo.
Rico em cálcio, o queijo de ovelha possui 50% a mais, quando comparado ao leite de vaca. Além de auxiliar na formação óssea de crianças e adolescentes e no tratamento e prevenção da osteoporose.
As vitaminas são nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo e ajudam a evitar muitas doenças. O queijo de ovelha possui vitaminas A, B1, B2, B12, C e Biotina. Ambos são encontrados em teores maiores, quando comparados a produtos do leite de vaca.
Tipos de Queijo de Ovelha
Existe uma enorme variedade de produtos que podem ser elaborados com leite de ovelha, desde queijos mais cremosos até com consistência mais dura.
Queijo Pecorino:
Com origem italiana, o nome pecorino é dado devido a sua fabricação com leite de ovelha. O queijo de ovelha, tipo pecorino possui algumas características específicas conforme a região e a forma como ele é produzido (tamanho diferentes, grânulos, tempo de maturação, tipo de leite empregado e suas misturas).
Com uma boa capacidade de conservação, o pecorino possui algumas variações mais conhecidas entre os apreciadores da iguaria, são elas: pecorino romano, sardo e toscano. Cada variação possui suas peculiaridades quanto ao sabor, tamanho, cor e região de fabricação.
- Pecorino Romano:
Feito na região de Lazio, este queijo é produzido com leite cru de ovelha, demorando de 8 a 10 meses para maturar. Com um sabor salgado e picante e formato de tambor, ele chega a pesar 33 kg. O queijo de ovelha ainda possui casca dura e uma cor que varia conforme a idade (maturação).
- Pecorino Sardo:
Fabricado na região de Sardenha, este queijo também utiliza leite cru de ovelha em sua composição. Com um formato cilíndrico, pesando entre 1 kg e 4kg e variações de cores conforme a sua idade de maturação, o queijo possui duas versões: doce e madura. Na versão doce, é possível sentir um gosto mais delicado, lembrando a mistura de nozes e ervas. Já na sua versão salgada, a sua textura fica mais dura, seca e picante.
- Pecorino Toscano:
Vindo da região de Toscana, ele é muito parecido com a variação Sardo, tanto no formato como na utilização do leite da ovelha como base de fabricação. A cor da sua casca pode variar entre as cores palha, castanho e até mesmo preta, conhecido como pecorino toscano crosta nero. Entre as variações, este é o único que possui um menor tempo de maturação, o que resulta em um sabor mais frutado e uma textura mais flexível, com sabores de nozes e de caramelo.
Queijo Labneh
O labneh é um dos queijos de ovelha mais antigos do mundo e é um dos componentes mais tradicionais da culinária do Oriente médio e do Sudeste da Ásia, sendo normalmente usado em pães, doces, molhos, pratos doces e salgados em geral e até mesmo puro. Ele é como um cream cheese, porém um com marcante toque azedinho, um deleite para o paladar!
Ele pode ser misturado com azeites, temperos, ervas e até mesmo doces de frutas e mel, ou simplesmente ser consumido ao natural.
Este tipo de queijo cremoso foi trazido ao Brasil por imigrantes sírios e logo tornou-se uma iguaria, sendo amplamente consumido e introduzido em variadas dietas, principalmente naquelas para pessoas com restrições alimentares, afinal o labneh não possui lactose.
Entre os muitos benefícios está o baixo teor de carboidratos e as abundantes proteínas, além disso ele possui menos gorduras, sódio e açúcares. É ideal para qualquer tipo de receita, incluindo as quentes, pois ele não talha sob altas temperaturas.
Queijo Fresco
O queijo Fresco de Ovelha, possui referência ao Queijo Feta da Grécia. Seu gosto mais salgado harmonizam com bebidas e pratos leves. Queijo de ovelha ideal para saladas, massas e pratos com frutos do mar.