em até 5x sem juros de
Nos dias 17 e 18 de julho, o Parque da Ovelha vai sediar o Campeonato de Pastoreio que será realizado pela Associação Borcer Collie Mercosul (ABCM). Mas você já ouviu falar em campeonatos de pastoreio com os cães Border Collie?
Se ao ler isso você pensou no filme “Baby o Porquinho”, saiba que você está no caminho certo. Embora sejam mais comuns na Inglaterra, berço da raça Border Collie, os campeonatos surgiram no Brasil em meados dos anos 2000 e ganham cada vez mais força. A modalidade esportiva reúne competidores de muitos estados do Brasil.
O objetivo é o cão conduzir as ovelhas no campo por meio dos comandos do pastor. O cão traz os animais até o pastor com a pressão do olho, sem latir e/ou morder o rebanho.
No percurso, o Border Collie precisa conduzir os ovinos dentro e fora de cancelas e, depois, fazer o aparte, que é separar os animais em dois grupos.
Cada categoria tem um nível de dificuldade, tempo, percurso e pontuação. Na categoria novatos, a pista tem 150 metros, o cão começa com 60 pontos, que são descontados ao longo da prova, que tem 5 minutos de duração.
Já na ranch, a pista de prova tem 250 metros, o cão começa com 85 pontos e tem 10 minutos para cumprir a prova.
A open é a pista maior, com 365 metros. Nesta modalidade, o cão começa com 110 pontos e a prova dura até 15 minutos.
A história dá conta de que os primeiros cães Border Collies foram importados para o Brasil na década de 1990. O Border Collie é fruto de anos de aperfeiçoamento da raça que se destaca há mais de cem anos no movimento do rebanho.
Agora que você já sabe tudo sobre os campeonatos, que tal vir ver de perto esses cães em ação aqui na Casa da Ovelha? Você não vai perder essa, né?!
Clique aqui e garanta já o seu passe para viver essa super experiência.