em até 5x sem juros de
Muitas pessoas acreditam que a retirada da lã da das ovelhas na tosquia tem apenas função mercadológica, venda da lã. Porém, a tosquia é o ato de tosquiar as ovelhas, ou seja, tirar a lã, e ela é necessária para a saúde do rebanho. A retirada da camada de pêlos garante qualidade de vida e conforto ao animal.
As ovelhas precisam deste procedimento para manutenção do corpo e controle de parasitas. Diferente de muitos animais que perdem pelagem de acordo com a estação do ano, no caso dos ovinos, não há perda e/ou reposição. A lã continua a crescer e se não há o processo de tosa, pode haver acúmulo de parasitas que prejudicam a saúde do animal. Além disso, há mais riscos de se machucarem no campo devido ao grande volume de pelagem.
O excesso de lã causa superaquecimento e perda da capacidade natural do animal de regular a temperatura nas estações mais quentes.
Tipos de Tosquia
A tosquia pode ser feita com tesoura, quando as patas do animal são isoladas para o ato para que ele não se machuque. A tesoura é adaptada para a função e não corta, nem agride o animal.
Mas a retirada também pode ser feita por meio de máquina, chamada de Tosquia Tally-hi. Neste método, o corte é feito semelhante ao corte de cabelo masculino. A lã é raspada com o auxílio de uma máquina.
Na esquila é retirado cerca de 4 quilos de lã. O processo é fundamental para que as ovelhas tenham qualidade de vida. Realizar a tosquia duas vezes no ano evita problemas no animal e melhora a saúde de todo rebanho.
Venha no Parque da Ovelha visitar nossa fazenda e viver essa experiência!