Blog Casa da Ovelha


Diário do Pastor / Parque

Importância da tosquia para as ovelhas

07
Fev

Um dos primeiros animais a serem domesticados pelo homem foi a ovelha. Existem evidências que já na era da Mesopotâmia, há milhares de anos, rebanhos acompanhavam o desenvolvimento das civilizações.
Até os dias atuais, essa espécie animal possui um grande valor para a humanidade, fornecendo principalmente lã e leite de qualidade para a elaboração de produtos alimentícios, vestimentas e cosméticos.
As ovelhas do Parque da Ovelha são da raça Lacaune. Esta raça é mais conhecida pela sua excelente produção leiteira. No entanto, sua lã não está entre as melhores para a produção têxtil especificamente, sendo mais indicado empregá-la em outras produções, como a de estofados.

Mas, por que cultivamos a prática de tosquiar os animais, se não utilizamos tanto a sua lã?

As ovelhas são animais que não possuem a capacidade de perda ou renovação da lã, como os gatos e cachorros, por exemplo, que renovam a pelagem com frequência. Os ovinos mantêm a mesma lã sempre, que pode crescer e se tornar muito longa, causando malefícios.

Algumas condições que o excesso de lã causa são: o superaquecimento e perda da capacidade de regular a temperatura corporal no verão; desconforto e dificuldades na mobilidade; acúmulo de sujeira; queimaduras; doenças e atração de insetos.

Dessa forma, a tosquia é importante para a saúde de todo o rebanho. Essa prática é feita em nossa fazenda com o acompanhamento de uma equipe capacitada de zootecnistas e médicos veterinários, que priorizam o bem-estar dos animais, sem agredir, machucar sua pele ou prejudicar sua capacidade de controlar a temperatura corporal.


A tosquia é uma das atrações do Parque da Ovelha. Visitando nosso parque, você pode ver de perto como os nossos profissionais realizam o procedimento e conhecer ainda mais sobre essa prática tão importante!
Gostou do conteúdo e quer saber mais curiosidades sobre a rotina no Parque da Ovelha? Continue acompanhando o nosso blog!