em até 5x sem juros de
Também conhecida como deficiência de lactase, a intolerância à lactose é a incapacidade que o corpo tem de digerir a lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. Essa intolerância ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e transformá-las em glicose e galactose.
Cada vez mais pessoas apresentam a intolerância e acabam sofrendo com a falta de informação, o que as faz entrar em restrições desnecessárias, causando prejuízos à saúde. Por isso, é importante manter-se informando sobre o assunto para manter uma alimentação balanceada, saudável e com poucas restrições.
Nem todos os alimentos lácteos têm lactose
Verdade! Através de processos que tiram o carboidrato do leite, os alimentos lácteos podem ser produzidos sem lactose. Entretanto, todos os tipos de leite possuem lactose, inclusive o materno, é apenas na fabricação industrial que a carboidrato é removida. Por isso, sempre verifique os rótulos!
A lactose é a causadora de alergias respiratórias em crianças
Mito! A lactose não causa alergias. Mas as proteínas do leite, que muitas vezes são confundidas com a lactose, podem ser as responsáveis pelos processos alérgicos em crianças.
Intolerantes não podem comer queijos
Mito! Apesar do queijo ser um derivado do leite, em seu processo de fermentação a lactose é naturalmente reduzida e pode até mesmo desaparecer. Mas para garantir, alguns processos industriais contribuem ainda mais com retirada da substância.
Lembre-se que essas estratégias jamais devem ser feitas sem o suporte de um profissional.
Apesar de ser um pouco limitante, a intolerância a lactose é relativamente simples de ser superada caso seja orientada de forma certa, por profissionais capacitados. Portanto, busque sempre informações e acompanhamento adequado.