Blog Casa da Ovelha


Diário do Pastor / Parque

Conheça o dia a dia dos nossos filhotes

14
Fev

Logo após o nascimento, os cordeiros necessitam mamar um leite especial que as ovelhas produzem nos primeiros dias após o parto, conhecido como colostro. Além de ser composto por muitos nutrientes, esse leite aumenta a imunidade do filhote, preparando-o para as adversidades da infância. 
Passado esse período, se inicia a alimentação com mamadeiras, que garante a igual distribuição de leite para os animais no decorrer do dia. Desta forma, todos se desenvolvem fortes e saudáveis. 
Durante o dia também são preparadas várias vezes mamadeiras com puro leite de ovelha em temperatura ideal, momento que se tornou atração em nossa fazenda.


E as mamães, o que fazem durante esse período?
No tempo em que as mães não estão com seus filhotes elas geralmente vão para a pastagem, onde caminham, se alimentam de graminhas, apanham sol e respiram o ar puro. Esse é um momento muito importante para se manterem fortes e saudáveis, repondo energia e nutrientes. 
Os cordeiros possuem um espaço especial onde podem socializar com outros filhotes, correr, explorar o ambiente, dar suas primeiras mordidas no pasto e apanhar sol. À noite dormem com suas mães.

Durante toda a infância os filhotes do Parque da Ovelha são acompanhados por profissionais de zootecnia e médicos veterinários, que os cuidam e zelam pela aplicação de vacinas e eventuais medicamentos necessários, assim como a colocação do brinco de identificação que ficará com eles por toda a vida. 
Essa rotina diária nos mostrou ao longo de 20 anos um crescimento uniforme e saudável nos nascimentos dos filhotes. 

Ao final da infância, chega o momento de se tornarem independentes. Essa independência é adquirida gradualmente, através da diminuição da quantidade de leite e do tempo durante o qual permanecem com suas mães. A esse processo damos o nome de desmame. Rapidamente, os ovinos jovens começam a pastar e comer ração muito mais frequentemente, tornando-se logo em seguida adultos, para que se inicie um novo ciclo. 

Gostou de saber mais sobre a rotina dos animais no Parque da Ovelha? Fique atento ao nosso blog e curta nossa página no Facebook para poder ler mais conteúdos interessantes como esse!