em até 5x sem juros de
Os cães Border Collie são conhecidos pela inteligência e aptidão. Trabalhadores, obedientes, responsáveis e dóceis, conheça 8 características desta raça fantástica.
Pastoreio com Ovelhas;
Se você assistiu o filme Baby o Porquinho, você deve ter notado que esses cachorros conduzem muito bem as ovelhas. No Rio Grande do Sul, o Border Collie recebeu o nome de “Ovelheiro Gaúcho”. Essa raça se destaca também no trabalho com o gado. Eles juntam os animais e conduzem conforme os comandos dados pelo pastor, quando um animal se dispersa dos demais, eles recolhem e reconduzem com o bando.
Inteligência e fácil adestramento
A inteligência da raça chama atenção e é uma característica natural desses cães, que faz com que eles aprendam os comandos muito rápido. Aqui na Casa da Ovelha trabalhamos com dois tipos de comando: voz e apito.
Cães com muita energia
Os Border Collies são cães para o trabalho no campo. Hiperativos, eles precisam de atividade física todos os dias. Essa raça não é indicada para criar em casa ou apartamento. A necessidade deles em se movimentar, vai causar problemas e estresse ao animal se ele ficar confinado sem fazer nada.
Audição acima da média
A boa audição dos cachorros Border Collies é o diferencial que faz com que eles desempenhem um excelente papel no campo, pois conseguem ouvir os comandos há quilômetros de distância do pastor. Essa raça é super sensível a ruídos e pode desenvolver fobias a alguns tipos de barulhos.
Comandos em Inglês
Se você já veio ao Parque da Ovelha ou pretende vir, verá que os nossos cães são comandados em inglês. Isso porque a raça Border Collie é uma raça inglesa e, desta maneira, para continuar a tradição, eles são treinados em inglês: here (aqui), laydown (deitar), away (direita), comebay (esquerda), walk-cup (em frente).
Eles comandam as ovelhas pelo olhar
Sim, os Border Collies não precisam latir para que as ovelhas respeitem seus comandos. O modo como esses cachorros super espertos comandam os rebanho de Ovelhas, é conhecido como “pressão do olho”. Ele se aproxima do rebanho e, com o olhar firme, o rebanho entende para onde tem que ir. O movimento de corrida para arrebanhar as ovelhas também indica o caminho. O trabalho é silencioso, para que o cão possa ouvir atento a voz e/ou apitos do pastor.
Fidelidade ao pastor
O Border Collie vai obedecer apenas ao Pastor. Se você falar comandos a ele, mesmo que ele escute, ele não vai obedecer. Esses cães são fiéis ao seu pastor. Para obedecer o pastor eles precisam primeiro confiar no líder, assim como o profissional deve entender o modo como o cachorro trabalha. É uma relação de confiança, carinho e amizade.
Personalidade distintas
Assim como o ser humano, os cães também têm personalidades diferentes. Aqui no Parque da Ovelha, a Tinha Tinhosa tem uma personalidade mais agitada. Ela corre em direção ao rebanho e é preciso comandos para acalmá-la durante o trabalho. Muitas vezes, a ansiedade dela em trabalhar e arrebanhar as ovelhas, faz com que ela antecipe os comandos do pastor. Já o Bingo, tem um jeito mais calmo, ele obedece claramente as ordens dadas e chega com mais calma nas ovelhas. Mas ambos são fundamentais para o manejo das nossas Chiquinhas, pois cada um tem uma característica específica que o torna único.
Venha até o Parque da Ovelha ver de perto como esses animais trabalham e como essa relação humano-animal é construída com amor, respeito e confiança. Estamos te esperando. Compre o ingresso antecipado, aqui no site, e ganhe desconto!