Blog Casa da Ovelha


Curiosidades

Você sabe a diferença entre cabra e ovelha?

06
Dez

Tanto a cabra e o bode quanto a ovelha e o carneiro (fêmeas e machos, respectivamente) fazem parte da mesma família, a Bovidae. Família a qual também pertencem os bois e as vacas. 
Isso quer dizer que esses animais são como primos. Parecidos em alguns aspectos, mas crucialmente diferente em outros. Vamos analisar as principais diferenças?

Fisionomia:
- A principal diferença entre os machos adultos é que o bode tem barba e o carneiro não. 
- As ovelhas e os carneiros possuem a lã volumosa e ondulada, enquanto os bodes e as cabras apresentam um pelo mais liso e curto. 
- Os chifres dos bodes são esguios e podem ser retos ou curvados nas pontas, enquanto os dos carneiros são totalmente curvados, parecendo um caracol. Algumas raças de carneiro, no entanto, não possuem chifres.
- As cabras podem possuir chifres, dependendo da raça. Ao passo que as ovelhas nunca têm.
- Outra diferença entre as duas espécies é a cauda. Enquanto os ovinos têm um rabo caído, os caprinos possuem a cauda levantada.

Filhotes:
O filhote da ovelha é o cordeiro, e o da cabra é o cabrito. Os dois possuem sua fisionomia bastante parecida. No entanto, os cordeiros possuem o corpo mais robusto e cabeça mais arredondada, com orelhas pequenas. Já os cabritos possuem a cabeça mais alongada, orelhas maiores e caídas. 

Leite e derivados:
- Tanto o leite de ovelha como o leite de cabra são muito consumidos no mundo todo, e bastante utilizados na produção de queijos. 
- Ambos levam mais tempo para produzir nata na superfície quando deixados em temperatura ambiente, se formos comparar com o leite de vaca.
- O leite de ovelha produz mais sólidos totais que o leite de cabra. Sólidos significam, basicamente: gordura, proteína, carboidratos, cálcio e fósforo. 
- Como contém uma boa quantidade de gordura, proteína e outros sólidos, o leite de ovelha é capaz de gerar mais derivados do que o produzido por cabras. Com o leite de ovelha podemos produzir, além de queijos, iogurtes, doces e ricota.


Clima e alimentação:
- O cuidado no manejo dos dois animais é bastante diferente, especialmente no que se refere aos seus hábitos alimentares. 
- Para as ovelhas, o ideal é oferecer pastos com gramíneas mais fofas e menos fibrosas. Já as cabras não têm problemas com uma dieta mais rica em fibras.
- Cabras vivem muito bem em regiões semiáridas, ao passo que as ovelhas necessitam um clima mais úmido.

Gostou de saber mais sobre as duas espécies? Compartilhe o post com os seus amigos! E conheça ainda mais sobre as ovelhas visitando o Parque da Ovelha. ;)