Blog Casa da Ovelha


Saúde

Mude seus hábitos e garanta uma vida mais saudável

10
Abr

Mudar de casa pode ser o primeiro passo para começar a mudar de vida. Mas, isso não pode ficar apenas no pensamento, é preciso realmente começar a fazer algumas alterações nos hábitos e rotinas, principalmente na alimentação, afinal, aquele ditado “você é o que come” está mais do que correto!


Separamos algumas dicas essenciais para ajuda você a mudar algumas coisas na sua alimentação, confira e comece hoje mesmo a sentir as diferenças que uma dieta saudável produz.


Ø  Evite um cardápio monótono

Não existe nada mais chato do que comer a mesma coisa todos os dias, além disso não faz nada bem para o corpo, afinal, precisamos de vitaminas, proteínas e minerais variados.

Para evitar a monotonia no seu cardápio, é preciso aprender a ousar nos ingredientes, acrescentar mais cor na comida – verduras e até frutas podem te ajudar nisso.

Dica: a ajuda de um nutricionista pode ser essencial nessa etapa de montar um novo cardápio!


Ø  Beba mais água:

A hidratação adequada traz consequência positivas para o organismo, melhorando o intestino, os cabelos, a pele e as unhas. Beba, no mínimo, de seis a oito copos por dia. Uma boa maneira de sempre lembrar de beber água é manter uma garrafinha de água sempre por perto, além de colocar alertas no celular para não esquecer.

Uma outra coisa que pode ajudar até mesmo na perda de peso, é tomar água antes das refeições. Experimente!


Ø  Evite pular refeições

O ideal é realizar pelo menos três refeições por dia – café da manhã, almoço e jantar, intercalados com pequenos lanches ao longo do dia (3 horas entre cada refeição). Realize todas as refeições e coma, no mínimo, 3 vezes ao longo do dia – lanche da manhã, lanche da tarde e ceia.


Ø  Fique atento ao sal

O uso excessivo de sal aumenta o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares, além de provocar retenção de líquidos e sensação de inchaço. Por isso, utilize pouco sal na hora de preparar as refeições, dê preferência aos temperos naturais, como cebola, alho e ervas-frescas.


Ø  Atenção com as bebidas alcoólicas

Elas possuem altas calorias, muita gordura e nenhum benefício nutricional. Além disso, o álcool a hipoglicemia, picos de fome e, em excesso, prejudica o fígado. Não é preciso dizer mais nada, não é?


Ø  Mais gorduras boas 

Óleos vegetais (azeite extra virgem, canola, soja etc.), castanhas, abacate, peixes e creme vegetal contribuem para redução dos riscos de doenças do coração.


Ø  Coma devagar

Evite comer muito rápido, o cérebro precisa de tempo para entender que está satisfeito, se uma refeição foi feita em 10 minutos, por exemplo, não a tempo apara a que informação chegue e, consequentemente, a fome perdura!