Blog Casa da Ovelha


Curiosidades / Parque

A raça Border Collie

28
Set

O Border Collie é um cachorro muito inteligente, tendo grande capacidade de aprendizado e, por isso, muito utilizado em diversos filmes e propagandas.
Com porte médio, pode chegar a medir 55 cm, sendo as fêmeas um pouco menores. Seu focinho é curto e afinado e seus olhos possuem tamanho médio e formato oval, sendo de cor marrom, com exceção para aqueles de pelagem merle, que têm olhos azuis. O pelo é liso e cheio, com textura grossa. Seu equilíbrio e postura são impecáveis, o que o torna um cão perfeito para a prática de Agility (esporte praticado por duplas compostas de um cão e seu condutor), entre outros exercícios e competições.
Existem diferentes tipos de temperamentos dentro da raça, mas a maioria dos Border Collies são bastante sensíveis e até um pouco medrosos, por isso precisam ser socializados desde pequenos para evitar que fiquem agressivos. 
Eles possuem um alto nível de energia, o que torna difícil adequá-los à vida comum de cão-pet, afinal, foram criados para pastorear rebanhos por até 12 horas diárias. Desta forma, é necessário que o Border Collie possa gastar sua energia, seja brincando com seus donos várias horas ao dia, seja “trabalhando”.
Bem adaptado para a vida familiar, o Border Collie convive bem com seres humanos e também com outros animais domésticos, podendo viver tranquilamente em lares que já contam com a presença de pets como gatos e pássaros. 
Sua expectativa de vida gira em torno dos 14 anos, mas por ter bastante tolerância à dor pode acabar fazendo com que algumas doenças sejam mascaradas, pedindo a atenção dos donos para qualquer tipo de acidente; já que, mesmo parecendo bem, o cão pode estar escondendo algo.