Blog Casa da Ovelha


Gastronomia

6 receitas para surpreender seus convidados

18
Abr

1. Muffin de Banana

Uma alternativa saudável e saborosa, o Muffin de Banana é o complemento ideal para aquele tranquilo lanche da tarde ao lado de amigos e/ou familiares.

Você vai precisar de:

- 4 claras
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa de sucralose
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de sopa de castanhas laminadas
- 2 colheres de sopa de aveia
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 2 bananas bem amassadas

Modo de Preparo:

Bata os ovos. Depois, em uma vasilha, acrescente todos ingredientes aos poucos, para não empelotar. Unte forminhas, distribua a massa uniformemente e leve ao forno por 30 minutos em uma temperatura de 180ºC. Desinforme e sirva. Se preferir, sirva acompanhado de sorvete.

 

2. Bruschetta Italiana

Essa deliciosa e tradicional receita, é uma explosão de sabores perfeita, sendo perfeita opção como aperitivo. Ah! Ela fica ainda melhor quando complementada com um bom vinho.

Você vai precisar de:

- 3 tomates sem sementes e picados
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- ½ colher de chá de manjericão seco
- ½ colher de chá de orégano seco
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino moída
- 1 pão baguete
- 250g de mussarela fresca, fatiada

Modo de preparo:

Em uma tigela pequena, misture o tomate, a cebola, o alho, o manjericão, o orégano, o sal e a pimenta. Misture bem, cubra e ponha na geladeira. Pré-aqueça o forno a 190 ºC. Corte o pão baguete em 12 fatias no sentido diagonal. Arrume as fatias de pão numa assadeira e leve-as ao forno por 5 minutos, ou até que estejam douradas. Abaixe a temperatura do forno para 125 ºC. Passe a mesma quantidade da mistura de tomate em cada torrada. Cubra cada uma com uma fatia de mussarela. Ponha as fatias no tabuleiro e leve ao forno para que o queijo derreta e comece a escorrer sobre o tomate. Sirva imediatamente.

3. Risoto de camarão com abacaxi

Mesclando sabores distintos, essa receita é leve e possui inspirações tailandesas. Apesar de possui um preparo simples, é sofisticado e surpreendente tanto em sabor quanto em aparência!

Você vai precisar de:

- 1 abacaxi pérola cortado ao meio sem o miolo para servir
- 400g de camarão médio limpo e pré-cozido
- 2 colheres de sopa de suco do abacaxi
- Pitada de sal
- ½ colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de alho desidratado
- 1 xícara de arroz carnaroli
- 1 cubinho de caldo de legumes
- 3 xícaras de água morna
- 3 colheres de sopa de leite de coco
- 1 xícara de abacaxi picado em cubinhos (sem o miolo durinho)
- Azeite de oliva para regar
- Pimenta moída

Modo de Preparo:

Corte o abacaxi ao meio no sentido do comprimento, iniciando o corte pela base do abacaxi. Retire o miolo da fruta, deixando uma camada pequena nas bordas para manter o formato. Cuide para não perfurar a casca. O ideal é usar uma faca para legumes e uma colher para retirar o miolo aos poucos. Guarde o suco do abacaxi em um recipiente para usar para temperar o camarão. Tempere o camarão que já está limpo e pré-cozido com o suco do abacaxi e uma pitada de sal. Misture, coloque numa tigela com tampa e volte ao refrigerador. Coloque a manteiga na panela onde irá preparar o risoto e frite rapidamente o alho, acrescentando em seguida o arroz. Dissolva o cubinho de legumes em 3 xícaras de água morna. Acrescente o líquido aos poucos, mantenha sempre em fogo médio e misture durante todo o preparo. Não deixe secar completamente para adicionar mais líquido, faça sempre antes de secar. Quando o arroz estiver quase no ponto, está na hora de acrescentar o leite de coco e o abacaxi. Misture bem e acrescente o camarão que deve ser escorrido. Desligue imediatamente o fogo, misture bem, regue com um fio de azeite, e polvilhe a pimenta. Misture novamente. Tampe a panela e deixe repousar por 2 minutos. Sirva as porções dentro do abacaxi cortado.

 

4. Linguado ao molho agridoce

Também uma ótima escolha como prato principal, o linguado ao molho agridoce é uma receita leve, saborosa e saudável.

Para o peixe, você vai precisar de:

- 500g de filé de linguado (ou outro peixe de sua preferência)
- Sal
- Azeite


Para o molho, você vai precisar de:

- 340g de iogurte natural Casa da Ovelha 
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 4 colheres de sopa de mostarda
- 3 colheres de sopa de geleia de framboesa
- 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 4 colheres de sopa de suco de lima
- Pimenta moída

Modo de Preparo:

Tempere os filés de peixe com um pouco de sal e passe rapidamente pela frigideira antiaderente com um pouco de azeite bem quente para selar. Coloque em um refratário formando uma única camada e reserve. Misture todos os ingredientes do molho, e espalhe sobre os filés no refratário. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC, por 20 minutos.

5. Terrine Marmorizada

Uma sobremesa especial, que com toda a certeza vai agradar a todos. Afinal, com chocolate não há erros! 

Você vai precisar de:

- 500g de chocolate branco picado
- 50g de amêndoas laminadas torradas
- 500g de chocolate preto meio amargo
- 40ml de amareto
- 500ml de creme de leite fresco 

Modo de preparo:

Derreta o chocolate branco em banho-maria com 1 xícara de creme de leite fresco, até derreter o chocolate completamente. Misture as amêndoas ao creme de chocolate branco e reserve. Derreta o chocolate preto e o restante do creme de leite fresco, como foi feito com o branco. Adicione o amareto e misture bem. Forre uma forma retangular com papel manteiga. Coloque os dois cremes dentro da forma, intercalando as camadas até acabar. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 6 horas. Desenforme e mantenha no refrigerador até servir.



6. 
Dos deuses

Essa sobremesa é simples, bonita e simplesmente deliciosa. Perfeita para fechar com chave de ouro um almoço saboroso ou um divertido jantar. 

Você vai precisar de:

- 100g de amoras
120g de mirtilo
- 100g de morangos
- 160g de chocolate branco
- 1 caixa de creme de leite
- 1 colher de chá de açúcar baunilha

Modo de Preparo:

Lave bem as frutas e seque-as. Em uma bandeja acondicione-as lado a lado, mas sem encostar uma na outra e leve ao freezer. Faça isso com pelo menos 1 hora de antecedência. Em um refratário coloque o chocolate picadinho e derreta em banho maria, ou no micro-ondas. Coloque o creme de leite e o açúcar baunilha. Misture até ficar bem homogêneo. Mantenha aquecido enquanto dispõe as frutas congeladas em prato de sobremesa para servir. Derrame a mistura de chocolate quente sobre as frutas congeladas e sirva.